Os 8 degraus do Yoga
Os Yoga Sutras compilados por Patandjáli provavelmente datam de 200 a.C. formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosofia do Yoga.
Patandjáli tem sido freqüentemente chamado de fundador( codificador ) da Yoga por causa deste trabalho. O Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.
Neste tratado ele descreve os oito degraus (passos) do Raja Yoga Clássico como sendo;.
1º) Yamas (regras de conduta para lidar com o mundo exterior)
2º) Niyamas (regras de conduta para lidar com seu íntimo)
3º) Asanas (posturas)
4º) Pranayamas (respiração/energias)
5º) Pratyahara (estado ou sensação de recolhimento)
6º) Dharana (concentração)
7º) Dhyana (meditação)
8º) Samadhi, (a percepção de si).
Vamos descreve-los abaixo, cada um resumidamente :
1º) Yamas (Interdições) o que não devemos fazer (Moral Disciplinas e restrições)
A atitude que temos para as pessoas e as coisas exteriores a nós próprios são Yamas. Eles são as virtudes morais. São regras de conduta aplicada à disciplina individual, que visam à organização da vida interior e reestruturação da personalidade. Devem ser praticadas diariamente com regularidade. Os Yamas são divididas em cinco a saber:
Ahimsa: Não Violência ~ Não prejudicando ~ Compaixão por todos os seres vivos . A prática do amor que abrange toda a criação.
Satya: Compromisso com a Veracidade ~ Sendo sincero, compreensivo, verdadeiro e honesto. Satya significa “para falar a verdade”
Asteya: não-roubar ( no sentido mais amplo: roubar idéias, tempo, espaço, etc). Não tendo nada que não tenha sido dado livremente ~ Honrando outros da confiança em nós .
Para ler a palestra completa acesse o arquivo anexo: Os-Degraus-da-Yoga