Santosa – contentamento

Santosa: Modéstia ~ Contentamento com o que temos ~ Aceitação que existe um fim para tudo.
Contentamento e alegria devem ser cultivados. O Yogui deve apreciar aquilo que tem e achar que aquilo que tem, lhe basta.

O Yogui não sente falta de nada e assim está sempre naturalmente contente. Procurar sua auto-suficiência . Contentamento e tranquilidade são estados de espírito, e não devem perecer diante de qualquer dificuldade, para isso é preciso cultivar equanimidade, isto é , uma igualdade de espírito tanto no sucesso como no fracasso, pois quando o espírito não oscila no vento do desejo, sempre haverá contentamento e tranqüilidade.

O contentamento é um vislumbre (um pequeno sinal) do estado de Ananda (que é o estado de Felicidade Suprema).

Santosa é ter um sentimento de modéstia e de sentimento de estar contente com o que temos. Para estar em paz vem de dentro, de fomentar um contentamento com a vida, mesmo quando enfrentando seus desafios. Quando aceitamos que a vida é um processo de crescimento de todas as circunstâncias e as experiências que criamos para nós mesmos se tornam os professores e os veículos para expressar a nossa natureza mais elevada. Aceitando que há um fim para tudo – karma yoga . Santosa significa estar satisfeito com aquilo que temos e que não estava descontente com aquilo que nós não temos.

A satisfação proveniente de um desejo realizado ou de um objetivo conquistado é sempre passageira. Para alcançar o contentamento duradouro, o homem, na verdade, precisa enfrentar o mundo interior e desenvolver maior compreensão de si próprio.

Quem não quer contentamento? Embora todos queiram, há uma verdadeira epidemia de descontentamento na vida moderna. É a tragédia de nosso tempo que, seja o que for que a gente consiga, seja qual for a quantia de dinheiro que a gente ganhe, sejam…

Para ler a palestra completa por favor baixe o anexo: Santosa-contentamento

Comente:

Deixe um comentário