Brahmacharya -Auto-Controle e Contenção – 4º Yama

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

O sentido da palavra original é ” Caminhar para Brahma “, caminhar para o mestre ( sagrado) .
A palavra sânscrita brahmacharya é comumente traduzida como celibato ou abstenção sexual. .

A prática de brahmacharya está ligada estritamente á busca da visão espiritual de tudo e em tudo. .

Para que essa visão se desenvolva é preciso a prática da continência, ou seja, do controle dos sentidos. .

Representa um período da vida do praticante em que ele se consagra ao estudo dos Vedas (os quatro textos, escritos em sânscrito por volta de 1500 a.C., que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo),e a castidade fazia parte da disciplinas exigidas, da mesma forma que o controle dos outros órgãos, assim como o espírito sob domínio. O conceito de Brahamacharya não é de negação, austeridade forçada ou proibições, é sim, ser dedicado ao estudo das leis sagradas, dirigir-se sempre ao Criador e encontrar divindade em tudo, sendo solteiro ou casado, desenvolvendo vitalidade, energia, coragem mental e intelecto poderoso, para que possa combater qualquer tipo de injustiça. Usando suas forças físicas e mentais para seu crescimento espiritual. .

A grande confusão feita com o relacionamento de brahmacharya e sexualidade está na falta de compreensão de que os desejos, que norteiam nossos sentidos, estão situados no centro de energia conhecido como chakra sexual. .

Ao falarmos de desejos estamos falando de todos os desejos e não só o sexual.

A prática da continência ou brahmacharya está em, por exemplo, comer uma fatia de pudim e não o pudim todo.

De forma simples, é “saber a hora de parar”.

Ao se relacionar com um objeto o praticante deve buscar a compreensão da essência emocional que envolve o ato, seja ela de gosto, desgosto ou neutralidade. .

Com a prática firme de brahmacharya, os estados de dhyana (meditação) e dharana (concentração) são facilmente conquistados. .

Por Mario Brandão ( 24/05/10 )

Para ler todo o conteúdo da palestra por favor faça o download do arquivo: Brahmacharya-auto-controle

Comente:

Deixe uma resposta